Há muito tempo que os eventos são uma estratégia poderosa de divulgação e engajamento. Isso não significa que é impossível inovar e que só fazer o mais do mesmo é suficiente para ter bons resultados. Eventos podem apresentar os mais variados formatos e objetivos, mas é certo que uma ação bem estruturada, que envolva organização, planejamento e criatividade por parte dos organizadores, tem o seu diferencial. É por isso que o marketing de eventos está sendo cada vez mais explorado.

Cada etapa da organização do evento é importante para que ele seja um sucesso. E ainda que o evento seja uma estratégia offline, a tecnologia e o marketing digital serão grandes aliados para que você alcance o objetivo da ação e tenha mais engajamento com o seu público.

Se você quer explorar mais as estratégias do marketing de eventos para conseguir melhorar os resultados da sua ação, continue a leitura! A seguir você vai encontrar dicas valiosas para aumentar o engajamento durante e após o seu evento.

8 dicas de marketing de eventos para aumentar o engajamento


1. Saiba mais sobre o seu público e defina o objetivo do evento

Antes de definir o objetivo do evento e começar de fato a organização de cada etapa, é fundamental saber mais sobre o público-alvo da ação. Saber as principais características dos participantes garante uma divulgação e comunicação mais efetiva, além de ajudar na escolha dos atrativos do evento, como atração musical ou palestrante.

Depois de traçar esse perfil, é importante também definir o objetivo do evento. Alavancar a marca, dar destaque na mídia, fidelizar clientes, captar novos leads, engajar colaboradores, informar os participantes e criar oportunidades de negócio são alguns exemplos. Alinhando essas duas questões é possível fazer uma organização mais coerente e assertiva.

2. Aposte nas redes sociais

Tanto na divulgação como durante o evento, as redes sociais são ferramentas importantes de engajamento. Explore cada plataforma e procure criar interações entre o evento e os participantes. Durante o evento, é possível fazer uma cobertura ao vivo, stories, entrevistas rápidas com os participantes, fotos e por aí vai. É interessante também ter alguém da equipe focado(a) em responder as interações e que aproveite o conteúdo gerado pelos próprios participantes.

3. Crie uma hashtag para o evento

Para facilitar o rastreamento de fotos, vídeos, stories e até mesmo tweets durante o evento, crie uma hashtag (#) exclusiva para o evento e incentive os participantes a utilizarem. Que tal dar uma premiação para a foto mais curtida com a hashtag do evento? Essa além de ser uma estratégia de marketing de eventos que aumenta o engajamento, fortalece a marca e a divulgação para outras pessoas. 

4. Disponibilize o Wi-Fi para os participantes

Se você quer que as pessoas do evento façam interações no meio digital, não conte apenas com a própria internet delas ou com o bom sinal no local do evento. Já imaginou se a cobertura não é boa e os participantes não conseguem compartilhar nada na hora? Para não correr esse risco, disponibilize o acesso do Wi-Fi para os participantes e certifique-se de que seja uma boa conexão.

5. Faça sorteios ou promoções

Não dá pra negar que as pessoas adoram participar de sorteios e promoções, principalmente quando ganham. Avalie o que é viável sortear durante o evento, e que seja coerente com a sua marca e com o público participante, e faça esse investimento. Existem vários meio de fazer isso, mas que tal inovar?

Você pode personalizar picolés com a sua marca e distribuir para os participantes. Quem encontrar o palito de sorvete premiado ganha o sorteio ou a promoção. Além disso, todos podem degustar desse brinde tão criativo! Aproveite essa chance de personalizar e grave a sua marca ou uma mensagem que combine com o evento. Certamente muitas pessoas vão fotografar e divulgar organicamente. Essa dica é valiosa para ações de marketing e endomarketing (eventos para colaboradores).

6. Tenha mais engajamento e conquiste leads com criatividade

Durante o evento podem surgir boas oportunidades de conquistar novos contatos para a sua base ou de levar os participantes para um interação no meio digital e que possa ser mais duradoura no futuro, dependendo da sua estratégia. Você pode aproveitar a mesma dica anterior e, além de personalizar o picolé com a sua marca, inserir um QR Code que leve o participante para uma página de captura de e-mail ou direto para o seu perfil no Instagram, por exemplo. Essa ação de marketing de eventos pode garantir bons resultados de engajamento durante e após o evento, além de ser uma métrica interessante para avaliar os resultados.

7. Proporcione experiências marcantes

É normal que as pessoas queiram compartilhar e engajar com o que é mais marcante, diferente e criativo. Procure deixar o ambiente atrativo para isso, bem como a programação do evento. Espaço para fotos bem decorado, uma palestra interessante e boa comida são só alguns exemplos de como proporcionar experiências marcantes para os participantes.

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8. Não esqueça do pós-evento

O evento não acaba quando termina. Se a equipe não mediu esforços para engajar durante o evento e até mesmo conseguir novos seguidores ou contatos de e-mail, valorize esse trabalho. Como? Mantenha a comunicação com os participantes oferecendo novos conteúdos, por exemplo, e não esqueça de pedir um feedback sobre o evento. É importante saber o que as pessoas acharam para que possam ser feitos ajustes no futuro ou até mesmo para compartilhar como depoimentos.

Gostou das nossas dicas para aumentar o engajamento em ações de marketing de eventos? Esperamos que você tenha aproveitado e consiga colocá-las em prática. Aproveite para acompanhar a Sodéli Sorveteria também no Facebook e no Instagram!

Foto da capa: Freepik.com