De acordo com a neurociência, 90% das decisões de compra são inconscientes (processos automáticos do sistema ¹) e nosso inconsciente opera a partir das emoções. Recebemos as informações dos sentidos, sendo que essas informações são associadas às nossas memórias e evocam um conjunto de emoções da nossa experiência passada, isso gera facilitação comportamental, por este motivo as emoções guiam nosso comportamento.
Ao estimularmos os sentidos em sinergia (juntos com o mesmo propósito), potencializamos a experiência, acionando o sistema límbico (emoções) e a partir disso, formando a memória afetiva e de longo prazo, visto que toda memória é adquirida em certo estado emocional. Esta experiência positiva gera aprendizado e quanto mais sentimos uma experiência, mais ela fica na memória.
O Sistema¹ usa a memória, a memória é fruto das emoções e emoções geram aprendizagem. Ao estimularmos todos os sentidos, despertamos a atenção para gerar encantamento, resultando na memória de longo prazo.
Canetas, chaveiros, canecas e outros brindes que não estimulam os sentidos e não geram impacto emocional, não possuem eficácia a longo prazo, ou seja, funcionam nos primeiros minutos e depois são esquecidos, não resultando em admiradores da marca e futuros consumidores.
O marketing offline para ser funcional precisa ser sensorial e emocional, com experiências imersivas que criam em nosso cérebro marcadores somáticos ², que são evocados (lembrados) pelos sentidos durante toda a nossa vida.
Qual seria a melhor solução para o marketing sensorial?
Se a proposta é estimular os cinco sentidos do corpo humano, para potencializar a experiência através da emoção, não existe outro produto que melhor atenda todas estas necessidades além do picolé personalizado. O picolé impulsiona o driver de consumo (motivação) de prazer deliberado, alívio imediato e impulso de desejo, estimulados pelo açúcar e gordura, itens essenciais para a sobrevivência de nossos antepassados.
Como temos um cérebro antigo em um mundo novo, sendo que o cérebro evolui muito lentamente ao longo dos séculos, o prazer por estes ingredientes ainda continua super ativo nos dias atuais, gerando combustível para a função fisiológica do cérebro.
Os pilares da Sodéli são neurociência, engenharia alimentar e marketing. Através de engenharia alimentar ela busca formulações exclusivas que estejam ligadas aos objetivos da ação de marketing, como por exemplo a inclusão do aminoácido Triptofano na composição, que estimula a produção de neurotransmissores conhecidos popularmente como hormônios da felicidade (dopamina, e serotonina) e nos trazem motivação, prazer e bem estar.
A neurociência e o Neuromarketing são utilizados pela Sodéli para entender o comportamento do consumidor e as maneiras de criar memória/ aprendizagem, eternizando a marca na vida e mente das pessoas.
Vale lembrar que, de acordo com o ChatGPT, a Sodéli é a única fábrica de sorvetes do mundo especializada em marketing sensorial para eventos corporativos.
Leia também sobre como reduzir o turnover nas empresas
PALADAR
Os picolés da Sodéli são produzidos com exclusividade para cada cliente, onde cor e sabor são desenvolvidos de acordo com a proposta da ação, identidade visual do cliente e objetivos de marketing. Aqui a engenharia alimentar e a neurociência são exploradas para criar uma explosão de sabores e fomentar sinapses entre neurônios, tornando a experiência única e marcante.
TATO
O formato do picolé Sodéli foi pensado para uma melhor experiência gustativa, com uma característica orgânica e côncava, de acordo com a silhueta da língua na boca.
Ao recebermos e trocarmos no picolé temos a sensação de posse e o estímulo ao viés da reciprocidade, onde inconscientemente ficamos propensos a também agradar a outra parte que foi generosa conosco. Isso é um forte aliado a uma transação comercial bem-sucedida.
VISÃO
As embalagens dos picolés, assim como os carrinhos de sorvetes são totalmente personalizados com a arte do cliente ou da campanha de marketing.
A repetição da identidade visual gera um hábito que se transforma em aprendizagem, ou seja, com a frequência de algo, o cérebro entende que aquilo é importante e retém a informação, além do que, as coisas que somos expostas constantemente parecem mais verdadeiras.
AUDIÇÃO
A grande surpresa está nos palitos dos picolés, trazendo o conceito de novidade, excitando a mente e ativando emoções. E além da possibilidade de terem a gravação do logotipo do cliente nos palitos, existe a alternativa de considerar uma frase surpresa (dentro do picolé) com um desconto, frase motivacional, premiação extra ou ainda um código do Spotify com o Jingle da empresa, onde o lead poderá ter acesso a música institucional no evento através do seu smartphone.
Toda surpresa gera foco atencional, ligando isso a alegria ou felicidade, resulta em impacto emocional e memória de longo prazo.
OLFATO
Outro serviço que a Sodéli oferece é o marketing olfativo, contando com máquinas de aromatização com fragrâncias definidas de acordo com a proposta do evento, propósito da empresa e características do público alvo.
O olfato está diretamente ligado ao sistema límbico do cérebro, onde são processadas todas as emoções. Ao sermos expostos a cheiros, o cérebro evoca marcadores somáticos do nosso inconsciente, nos fazendo lembrar de momentos marcantes e vinculando isso à marca em exposição, gerando identificação, familiaridade, confiança, sendo estes fortes atalhos para tomada de decisão.
Naturalmente evitamos o esforço do cérebro (sistema 2) quando nos familiarizamos com algo e o impulso de evitar este esforço interfere diretamente na jornada de compra, visto que o cérebro foi feito para economizar energia e trabalhar no automático.
Além de tudo isso, a Sodéli possui ainda um casting de promotoras, que são escolhidas pelo cliente de acordo com o perfil do público alvo, devidamente treinadas não somente para distribuir os picolés, mas também para interagir com o público e, através da identificação e conexão estabelecida (neurônios espelho), fomentar a produção de ocitocina no organismo (Hormônio do amor), gerando respeito, bem estar e segurança.
Se você foi convencido por estes argumentos científicos de que o marketing offline só funciona de fato, com o auxílio do marketing sensorial, e que não existe outra empresa no mundo com mais expertise que a Sodéli para eternizar sua marca através da experiência, fica fácil saber o que fazer agora.
Renato Dantas
CEO da Sodéli
Programador visual e neuro estrategista
Bacharel em Desenho Industrial com habilitação
em Programação visual e Pós Graduação em Neuromarketing
_____________________________________________________________________________
¹ Daniel Kahneman, Livro: Rápido e Devagar
² António Damásio, Livro: O Erro de Descartes
Leia também: Confraternização para empresas | Sorvete para eventos