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Dicas para diferenciar sua agência e reter clientes

Veja dicas e estratégias práticas para diferenciar sua agência de marketing e superar a concorrência

Em meio a um mercado com tanta demanda e em constante mudança, como é possível promover ações para diferenciar sua agência, desbravar novos horizontes e se destacar da multidão? 

Quem está à frente dessas empresas sabe que se destacar é essencial para conquistar e manter clientes satisfeitos, porém, em alguns momentos, com a alta concorrência, acaba sendo difícil oferecer ideias autênticas e que convertem vendas aos clientes.  

Se você está em busca de respostas para aprimorar as soluções que são oferecidas em sua agência, saiba que está no lugar certo. Neste conteúdo, vamos apresentar alguns dados além de dicas para ajudar a diferenciar sua agência e oferecer experiências únicas aos clientes. Boa leitura! 

O cenário do mercado de agências no país 

Para entender melhor o panorama das empresas no setor de Marketing e Comunicação no Brasil, um estudo chamado “Marketing em Foco” feito pela Plataforma de Monitoramento Córtex, em parceria com o Mundo do Marketing –  o principal portal de conteúdo para os profissionais da área, analisou o perfil dessas operações em todo o país.

Atualmente, existem mais de 180 mil CNPJs ativos entre agências de Marketing e Comunicação no Brasil. Mais de 20% dessas empresas estão localizadas na cidade de São Paulo. A capital paulista possui 4.651 agências dedicadas exclusivamente ao setor e outras 40 mil que oferecem serviços relacionados, como produção cinematográfica, consultoria, publicidade e marketing direto.

O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com 1.346 agências de Marketing e Comunicação e 13,6 mil operações de serviços relacionados. Belo Horizonte fica em terceiro lugar em número de agências dedicadas (705), mas perde para Brasília (4,4 mil) e Curitiba (4,1 mil) na quantidade de unidades que oferecem serviços ligados à área.

A maioria das agências de Marketing e Comunicação no Brasil é composta por pequenas equipes. Cerca de 11.700 agências operam com até três pessoas. Em seguida, 1.390 empresas têm entre quatro e 50 funcionários.

Entendendo melhor esse quadro em dados quantitativos, a questão agora é buscar um diferencial dentro dessa perspectiva de mercado, onde existem muitas opções de escolha. E qual será o maior segredo para isso? Como é possível reter clientes em meio a tanta concorrência? Confira nos próximos parágrafos. 

A importante tarefa de manter clientes satisfeitos

A retenção de clientes é uma das grandes preocupações para as agências, pois manter uma carteira de clientes saudável e aumentar o LTV (Lifetime Value) são essenciais para o sucesso. Se você percebe que vários clientes deixam sua agência após um determinado período, como seis meses ou após a conclusão de um projeto, isso pode indicar um problema comum que precisa ser identificado e resolvido.

Antes de implementar um plano de ação, o caminho principal é entender por que sua agência não está conseguindo reter clientes. Existem algumas razões comuns para isso:

Falta de alinhamento de expectativas

Um dos principais motivos para a perda de clientes em muitos negócios, especialmente em agências digitais, é a falta de alinhamento de expectativas. Muitos clientes esperam resultados significativos em um curto período, como três meses, ao contratar uma agência de serviços digitais, o que geralmente não é realista.

As ações devem ser estratégicas e direcionadas para garantir resultados consistentes que agreguem valor tanto ao seu cliente quanto aos clientes dele. Portanto, é vital que o consultor compreenda os objetivos do cliente desde o início para avaliar como e se a sua agência pode ajudar.

Além disso, é importante ajustar as expectativas do cliente, ajudando-o a entender o prazo realista para atingir os resultados esperados. Se isso não for feito, o cliente poderá ficar decepcionado, romper o contrato e sair com uma má impressão da sua agência.

Atração de clientes inadequados

No mundo dos negócios, o sucesso depende de um encontro: o encontro entre sua empresa e o cliente ideal. Para que essa conexão aconteça, é fundamental desvendar os segredos dessa persona especial, traçando um perfil preciso de quem realmente precisa e se beneficia dos seus serviços.

Muitas agências se perdem nesse caminho, falhando em entender as motivações, necessidades e desejos do cliente ideal. Essa falha gera consequências: atrai os clientes errados, que não se encaixam na proposta de valor da empresa. Isso, por sua vez, aumenta a rotatividade de clientes (churn) e gera frustração na equipe, que se esforça para atender a quem não valoriza seus serviços.

Ao conhecer a fundo sua persona ideal, você estará apto a criar estratégias de marketing mais adequadas, que atraiam as pessoas certas para o seu negócio. Isso significa investir em canais de comunicação, conteúdos e mensagens que realmente ressoam com o público que você deseja alcançar.

Ao invés de tentar ser tudo para todos, considere se especializar em um nicho de mercado específico. Isso permite que sua agência desenvolva expertise em uma área específica e ofereça soluções altamente especializadas e personalizadas para os clientes desse segmento.

Inovação e criatividade

Com o surgimento constante de novas tecnologias, as empresas devem aproveitar essas inovações para diversas finalidades, incluindo a prospecção de clientes. Mantenha-se sempre atualizado com as tendências e novidades do mercado e esteja aberto a experimentar novas ideias e abordagens criativas.

Ao oferecer soluções inovadoras e fora da caixa, você demonstra valor para seus clientes e se destaca da concorrência. Novos aplicativos e recursos podem atrair um público que sua agência ainda não alcançou. 

Além disso, ferramentas de automação de marketing, por exemplo, são excelentes para aumentar a interação com potenciais clientes, mantendo alta relevância em cada contato sem sobrecarregar sua equipe.

Saiba dos picolés personalizados da Sódeli Sorvetes

Atendimento ao cliente excepcional

O atendimento ao cliente é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio. Sem clientes, não há empresa. Eles são a fonte de renda e lucro. Sabendo disso, é essencial manter o foco na satisfação dos clientes. 

Certifique-se de oferecer um serviço personalizado e de alta qualidade, ouvindo as necessidades e preocupações dos clientes e oferecendo soluções que atendam às suas expectativas. E muito cuidado, pois crescer a qualquer custo pode ter um preço alto, afinal, sem certos cuidados, o que era para ser um recurso de sucesso pode prejudicar a relação com o público-alvo se a qualidade dos produtos ou serviços cair durante o processo.

Transparência e resultados mensuráveis

Construa uma reputação sólida baseada em transparência, integridade e confiança. Seja honesto e transparente em todas as suas interações com os clientes e sempre cumpra o que promete.

Demonstre o valor do seu trabalho através de resultados mensuráveis e tangíveis. Utilize métricas e análises de desempenho para mostrar o impacto das suas campanhas e estratégias de marketing nos objetivos e metas do cliente.

Apresente para os seus clientes o marketing sensorial 

O marketing sensorial é uma estratégia com ações desenvolvidas de maneira planejada e intencional, que trabalha os 05 sentidos, de forma a ativar e provocar sensações de bem estar, prazer e alegria. Esta estratégia encoraja o consumidor para a tomada de decisão através das emoções e, além disso, constrói o branding por meio dos sentidos.

É bem importante que os estímulos sensoriais em uma ação sejam aplicados em sinergia, ou seja, todos juntos com o mesmo propósito. Isso potencializará o impacto emocional e propiciará em uma escala muito maior, a aquisição de

marcadores somáticos e a memória de longo prazo, que é o objetivo de toda marca: ficar na cabeça dos leads ou clientes.

Caso você ainda não conheça fornecedores que podem te ajudar nessa tarefa de implementar estratégias de marketing sensorial em seus eventos corporativos, vamos apresentar nestes últimos parágrafos uma excelente sugestão.

Conheça a Sodéli Sorvetes

Os sorvetes personalizados da Sodéli não apenas trabalham o paladar, mas também estimulam a visão com suas embalagens personalizadas, o olfato com seus aromas irresistíveis e o tato com sua textura cremosa. 

Conheça mais sobre a Sódeli: Empresa de sorvete personalizados

Essa combinação de estímulos sensoriais cria uma experiência de marca envolvente e inesquecível que os consumidores não esquecerão tão cedo. Continue a leitura e conheça mais algumas dessas vantagens. 

Como citamos no início, em um mercado com tanta demanda é fundamental encontrar maneiras de se destacar da concorrência. Oferecer sorvetes personalizados da Sodéli como parte de suas campanhas de marketing é uma maneira única e inovadora de diferenciar sua marca e atrair a atenção do seu público-alvo.

Ah.. e não para por aí. A Sodéli também tem carrinhos de sorvete personalizados e uma equipe de promotores experientes para garantir todo o sucesso dos eventos que você vai organizar para seu cliente. 

O que achou dessas dicas para diferenciar sua agência das demais e oferecer soluções diferentes e personalizadas para quem procura pelos seus serviços? Entre em contato com a Sodéli e saiba como podemos ajudar a criar eventos e experiências inesquecíveis para seus clientes. 

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